As Olimpíadas de 2020 no Japão prometem ser um show para os geeks, mas até lá, os jogadores de vôlei do país já estão usufruindo de tecnologias avançadas para treinar. Segundo o site News Scientist, a Associação Japonesa de Voleibol adotou uma máquina de bloqueio para capacitar melhor seus atletas.
A tecnologia consiste em três pares de braços mecânicos presos em torsos que se movimentam em uma esteira em até 3,7 metros por segundo. A máquina é programável através de um software, que permite, por exemplo, simular táticas de defesa de times adversários.
O sistema de bloqueio foi desenvolvido em parceria com a universidade de Tsukuba e tem como principal objetivo melhorar a cortada dos jogadores. Basicamente, se um jogador consegue vencer uma máquina automatizada, possivelmente se sairá melhor contra um humano.
"Uma cortada é o jeito mais efetivo de ganhar pontos no vôlei. O trabalho do bloqueador é tentar fazer essa opção indisponível para o atacante, enquanto o atacante tenta encontrar espaço entre os braços para lançar a bola" - Laura Woodruff, pesquisadora
A máquina está sendo utilizada em sessões de treino do time feminino de voleibol do Japão. Por enquanto, o sistema ainda não reage a ações humanas e só funciona com movimentos pré-definidos. O próximo passo dos criadores da tecnologia é implementar sensores nos torsos para acompanhar os movimentos humanos em tempo real.
fonte.: 1
0 comentários:
Postar um comentário