Se depender dos esforços dos engenheiros da Optalysys, dentro de poucos os supercomputadores ópticos de dimensões compactas com poder computacional EXAFLOPs, ou seja, capaz de lidar com a execução de quatrilhões de cálculos por segundo, se tornarão realidade.
Apesar de animador, a companhia informou que apenas em janeiro de 2015 terá condições de demonstrar um protótipo do supercomputador, que inicialmente, será capaz de lidar com 346 GIGAFLOPs.
De acordo com a Optalysys, lasers de baixa intensidade são irradiados através de camadas de grades de cristal líquido, que mudam a intensidade da luz com base nos dados inseridos pelo usuário. Os padrões de interferência resultantes podem ser usados para resolver equações matemáticas e executar outras tarefas. Ao dividir o feixe através de múltiplas grades, o sistema pode calcular em paralelo com muito mais eficiência do que os supercomputadores de multiprocessamento padrão.
A companhia informou que após o lançamento do protótipo do sistema, o passou seguintes é a construção de dois produtos: um coprocessador óptico para ligar com o fluxo de grandes dados e que pode trabalhar com os atuais supercomputadores; e um supercomputador óptico autônomo.
[youtube T2yQ9xFshuc 530 298]
fonte.: 1
0 comentários:
Postar um comentário